terça-feira, janeiro 03, 2012

sabe o que é a dor?




A dor é uma das principais causas de sofrimento humano, comprometendo a qualidade de vida das pessoas e reflectindo-se no seu estado físico e psicossocial.

A dor é, sem dúvida, uma das mais íntimas e exclusivas sensações experimentadas pelo ser humano, envolve vários componentes sensoriais, afectivos e cognitivos, sociais e comportamentais.

Embora uma pessoa consiga sobreviver com dor, ela interfere no seu bem-estar, nas relações sociais e familiares, no desempenho do seu trabalho, influenciando assim a sua qualidade de vida.

Portanto, a avaliação da dor constitui-se  numa premissa na prática da enfermagem, buscando um cuidado individualizado e dirigindo-se à causa desencadeante da dor a fim de aliviá-la.

Gostaram?

Eu ouvi estas e outras conclusões interessantíssimas, feitas por gente importantíssima, durante um seminário sobre Saúde  a que assisti no mês passado, do Sindicato dos Enfermeiros, no Penta Hotel, Lisboa, mas, quando vim embora, durante a viagem, cismei para mim próprio...

... que estupidez! Sabem o que eu penso? Ausência de dor é «ter algo para fazer, é ter alguém a quem amar e alguma coisa a esperar".

Tendo isto nas nossas vidas,  que raio é uma dor de cabeça, uma dor num braço ou até mesmo hemorróidas que sangram quando vamos cagar?!...





1 comentário:

Anónimo disse...

Era uma injecção nela!! Na enfermeira claro.

Migas