quarta-feira, fevereiro 23, 2011

bucho

Viver a paisagem
 reviver a história
 apreciar a gastronomia!





Levar ao concelho de Almeida portugueses de todo o país para conhecer as tradições, a gastronomia e as paisagens da região é um dos objectivos do Raid do Bucho e Outros Sabores, que decorre de 18 a 20 de Março.

A tradição ainda é o que era, e os sabores regionais confirmam-no. O Clube Escape Livre e a Junta de Freguesia de Freineda organizam um evento em torno de um dos ex-líbris da região: os enchidos, em particular o bucho, que tem festa marcada desde há cinco anos na Freineda, com o tradicional almoço em torno desta iguaria, no dia 19 de Março.

O Raid do Bucho começa na sexta-feira, dia 18, no Hotel Parador de Almeida, para os participantes de fora da região que ali ficam alojados. O programa inclui dois dias de descoberta da região, com trilhos e paisagens singulares do
concelho de Almeida a serem percorridos pela caravana.

Um dos pontos altos do passeio acontece no sábado, com uma recriação histórica das invasões francesas junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, comandante-chefe do exército luso-britânico, e que é hoje uma casa senhorial. Logo depois, toda a caravana converge para a Festa do Bucho, com o respectivo almoço, a decorrer no Largo de Santa Eufémia. A festa fica ainda marcada pelo artesanato que pode ser adquirido no local e por uma demonstração de tiro de artilharia e infantaria pelo GRAMA, um grupo local dedicado às recreações históricas. Uma primeira etapa por fora de estrada marca o resto da tarde e reconduz os participantes até Almeida.

No domingo de manhã, uma segunda etapa permite experimentar outros caminhos do concelho de Almeida, terminando com o almoço de entrega de troféus SPAL no Hotel Parador.

As inscrições para os participantes com o programa completo têm o valor de 245€ para duas pessoas. É possível aos adeptos locais participarem só no almoço do bucho e na etapa todo terreno de sábado com um custo por pessoa de 24 euros ou só na etapa de domingo com o custo de 34 euros por pessoa.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio institucional do Governo Civil da Guarda, da Câmara de Almeida, Junta de Freineda e Turismo da Serra da Estrela, e o apoio da ValorPneu, Camel Active, Intermarché /Guarda e automóveis Dacia, viatura oficial.

Sem comentários: