terça-feira, julho 07, 2009

MadeinViseu

Futuro Centro Comercial

em Marzovelos

levanta vozes críticas

São muitas as notícias que dão conta de que os moradores do Bairro de Marzovelos ‘rejeitam’ a construção de um Centro Comercial em frente ao Hotel Montebelo. Fala-se também de um ‘abaixo-assinado’ e a Associação ‘Olho Vivo’ (Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos), pela voz de um dos seus responsáveis locais, volta a questionar "Quem manda na cidade: a autarquia ou a Visabeira?".

O grupo Visabeira, proprietário da enorme ‘bolacha relvada’ fronteira ao Hotel Montebelo, que também é seu, colocou recentemente ali uma placa a informar: "Futuramente, neste local, um espaço de comércio e serviços", o que já não é a primeira vez que acontece.

O terreno em causa é da Visabeira desde 1991, encontra-se integrado no Plano de Pormenor e é segundo esse plano que a empresa chama a si todo o direito de ali erguer o seu Centro Comercial.

Se a Visabeira não ‘manda’ na Câmara é bom que se entenda que a Câmara também não manda na Visabeira. Nem a Câmara nem os moradores do Bairro nem os cães que por lá passeiam e aliviam as necessidades fisiológicas.

Mal andaria a economia de um país se uma empresa, qualquer empresa, não pudesse construir, em terrenos que são seus, o que quer que esteja legalmente licenciado e autorizado pelas entidades competentes, apenas porque alguém acordou mal-disposto um dia e pensou que não iria gostar de ter ao lado da sua casa um centro comercial. E, já agora, se o Hotel também estorvar, façam o favor de o mandar implodir…!

Em pleno período eleitoral, a Câmara Municipal tenta suavizar a histeria e volta a garantir que decorrem negociações com a empresa para uma permuta de terrenos, permitindo-se assim à Visabeira a concretização do seu investimento noutro local.

Este jornal, porém, sabe que de há três anos para cá as conversações não têm dado em nada, e isto porque o município não é proprietário, em absoluto, de quaisquer terrenos considerados pela Visabeira aliciantes para a troca pretendida. A dificultar ainda mais, acresce que o Bairro de Marzovelos é extremamente apetecível para a empresa, em termos de oportunidade e retorno do investimento, porque não existe nada por ali perto, porque é extremamente populoso e porque a tendência é para que continue a crescer.

Sem comentários: