
Às vezes a minha Mãe farta-se de berrar comigo, ou porque não saio do computador ou porque deixo a roupa espalhada pelo chão ou porque fica horas a chamar-me para comer e eu na consola e a dizer "vou já"...
A minha 'kota' é bera, às vezes, mas eu sei que as há piores! mil vezes piores!...
Tenho para mim que as pessoas, a esmagadora maioria das pessoas, irritam-se ou/e entram em pânico desnecessariamente. E é assim porque nem sempre estão atentos ao mais importante, nem sempre descodificam os sinais daqueles que estão à sua volta, sejam filhos, pais, amigos, 'et caetara'.
Nem sempre, enfatizo, as pessoas interpretam correctamente o que, na vida é, de facto, um facto importante, significativo e significante.
Vejamos, portanto, o que é (de facto) um facto significativo:
a) - Filhos, que não arrumam os seus quartos, passam horas e horas nos computadores ou nas consolas 'play station' ou em frente da televisão...
Que leitura se poderá fazer disto? que significado poderá ter isto?
Para muitos Pais poderá ser motivo de discórdia e de desequilíbrio emocional, mas para mim isso significa, acima de tudo, que esses filhos estão em casa e junto das famílias. Não estão nas ruas, nos bares, em más companhias e a fazer asneiras.
b) - A desordem que temos de limpar depois de uma grande festa lá em casa, cinzeiros a abarrotar, copos partidos, garrafas de 'bjecas! por todo o lado, talvez até um ou outro buraco feito por uma 'tica' de cigarro caída no tapete de arraiolos da sala...
Que leitura? que significado?
Bom, o filho não está com o carro estoirado contra um muro, a filha mais velha não está em coma alcoólico nas 'urgências', a mais nova não está a ser violada por uma mão-cheia de gajos pôdres de bêbedos e, finalmente, o Pai não precisou de se desculpar com aquela do "hoje tenho serão lá no escritório" para mais uma sessão porno com a nova secretária loira.
Portanto, significa que estamos rodeados de familiares e amigos.
c) - As roupas que me estão apertadas, significa que tenho mais do que o suficiente para comer.
d) - O trabalho que tenho a limpar a casa, significa que a tenho e não vivo debaixo da ponte como um 'homlesse'.
e) - As queixas que faço e que escuto acerca do Governo, significa que não vivemos em ditadura e que temos liberdade de expressão.
f) - Quando não encontro estacionamento, significa que tenho carro.
g) - Os gritos das crianças significam que estou a ouvir aqueles que serão o futuro e posso sempre sonhar com um futuro melhor.
h) - O cansaço no final do dia, significa que tenho trabalho e que tenho saúde para trabalhar.
i) - O despertador que me acorda todas as manhãs significa que estou vivo, que tenho razões para me levantar e enfrentar o mundo.
j) - A quantidade de e-mails na minha caixa de correio electrónico, significa que tenho amigos e que esses amigos pensam em mim.
l) - O número de visitas que este blogue tem, significa apenas que as minhas idas semanais ao psiquiatra não têm a ver, necessariamente, com o facto de eu ser maluco: afinal, eu sou tão maluco como todos os que por aqui passam...
Sem comentários:
Enviar um comentário