domingo, fevereiro 27, 2011

realidades

Quando uma manada de búfalos, por exemplo, é perseguida ou por caçadores humanos ou por predadores selvagens, são os exemplares mais fracos e mais lentos, em geral doentes, aqueles que ficam para trás, os que sucumbem primeiro e mais rapidamente.


Esta  selecção natural é boa e é saudável para a manada em si, porque aumenta  a velocidade média e a saúde de todo o grupo, pois a matança regular dos seus elementos mais fracos fortalece e garante a sobrevivência dos demais.


De  forma parecida opera o cérebro humano: beber álcool em excesso, como  nós sabemos, mata os neurónios, mas, naturalmente, é sabido que ele  ataca  e elimina primeiro os neurónios mais fracos e mais lentos.

Neste  caso, o consumo regular, excessivo até, de cerveja, aguardentes, whisky, vinho, rum, vodka, etc,  elimina os neurónios mais lerdos e parvalhões (os chamados cromos), tornando assim o nosso cérebro numa máquina mais  rápida e mais eficiente.


Segundo as estatísticas, 23% dos acidentes de trânsito são  provocados pelo consumo de álcool.


Ora, isto significa que os outros 77%  dos acidentes são causados pelos cabrões e filhos da puta que passam a vida a beber água das pedras, sumos,  refrigerantes, iogurtes e outras merdices apaneleiradas do género.

Há, quanto a mim, uma louvável genuinidade quando um gajo às 07h da matina, saído ali do ICE ou do NB, se espeta contra uma rotunda e nem sequer consegue manter-se de pé para soprar no «balão» que a bófia pressurosamente nos estende.

«Au contraire», digam-me com sinceridade, o que podemos nós dizer dum maricas que sai do carro todo amassadinho e grita com uma voz parva de corno estridente «oh meu Deus! num sei como isto aconteceu! eu juro que não bebi nada!».


Eu coraria de vergonha e até acharia bem que me amandassem com um pano enxarcado às trombas ou que me zupassem com um gato morto até ele miar!...





Sem comentários: