terça-feira, julho 27, 2010

meninas

Era uma vez uma menina que andava sempre muito triste porque não tinha nem amigas nem amigos.

Na escola todos se afastavam dela e os que se aproximavam era tão-só para lhe passarem rasteiras, fazendo-a cair e magoar-se, ou para lhe puxarem os cabelos ou ainda para lhe fazerem outras maldades igualmente horríveis e humilhantes.

Puseram-lhe a alcunha de BV e a menina ficou ainda mais triste quando veio a descobrir que BV significava «boca virgem», o que até era verdade porque ela nunca tinha beijado ninguém e nunca ninguém se havia interessado por ela o suficiente para a querer beijar.

Os anos passaram e noutro dia encontrei-a ali no Reitoria rodeada de muitos meninos e meninas. Na mesa, muito barulho, muita animação e gargalhadas estridentes que ecoavam por todo o lado. Aproximei-me e vi o que julgava ser impossível: a menina que eu conheci sempre a fugir de tudo e todos, sempre muito triste, envergonhada e medrosa até da sua própria sombra, liderava ali as conversas e era ela quem provocava as gargalhadas gerais.

Fiquei parvo! avancei resoluto ao encontro dela, disposto a perguntar-lhe como era aquilo possível, que raio de mudanças se haviam operado, que segredo tinha ela desvendado, mas quando cheguei mais perto descobri o que havia para descobrir: os olhos da menina pareciam maiores e brilhavam imenso! todo o seu rosto estava iluminado e até - juro! - resplandecia! a boca rasgava-se de par em par num enorme e sincero sorriso de alegria e felicidade!...

Afinal, era tudo bem simples e essa simplicidade estava ali à minha frente: a menina apenas tinha descoberto o valor de um sorriso e a magia que ele pode fazer em todos aqueles que nos rodeiam.

Um sorriso não custa nada a quem o dá e enriquece muito quem o recebe.



2 comentários:

Anónimo disse...

:-)

Migas.

heresias consentidas disse...

:)»»