segunda-feira, janeiro 11, 2010

novo quartel dos bvv

Discurso do presidente da Associação dos BVViseu, dr. Paulo Correia, na cerimónia do lançamento da 1ª pedra da construção do Novo Quartel da Corporação, realizada no dia de hoje, pelas 10 horas, com a presença do Ministro da Administração Interna, dr. Rui Pereira. Refira-se que o projecto é da autoria do arquitecto viseense José Cardia.

Esta obra é financiada em cerca de 670 mil euros pelo MAI, através de verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional, e em cerca de 290 mil euros pela Câmara Municipal de Viseu. O terreno foi doado pela Junta de Freguesia de Rio de Loba.


«Porque eu sou do tamanho do que vejo
e não do tamanho da minha altura...»
(Fernando Pessoa)


Quando Fernando Pessoa, imorredouro, nos legou a sua inspiração de Homem e de Poeta, certamente estava longe de imaginar que seria chamado, hoje, aqui, à colação, precisamente numa cerimónia que vinca uma data extremamente importante para a vida dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

E, no entanto, Pessoa – melhor dizendo, o seu subido pensamento! - tem-nos acompanhado desde a primeira hora, concreta e objectivamente desde o dia em que nos decidimos a carregar aos ombros o jugo (nem sempre leve, nem sempre fácil!...) do cargo para que fomos eleitos.

Mas, permitam-me que sublinhe, falo de um jugo que enobrece o que se sacrifica; falo de um sacrifício que enriquece o coração de todo aquele que se submete, ‘ab imo corde’, a uma causa superior, a uma causa que é de todos nós e para todos nós.

«Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce», foi o que dissemos quando aqui chegámos.

Cumpre-se hoje, com todos V. Exªs por testemunhas, e com Deus porque assim o quis, o sonho que ousámos sonhar quando aqui entrámos.

Disse um dia Wolfgang Amadeus Mozart que para se fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, mas é preciso também viver um grande amor.

Arriscámos o talento, ousámos a força, sem dúvida, mas nada disto nos adiantaria se não vivêssemos, permanentemente, dentro de nós, um grande amor; um incomensurável amor a esta Casa e a tudo o que ela representa; um idimensionável amor a todos os abnegados Homens que têm lutado para que os Bombeiros Voluntários de Viseu sejam a reconhecida e inquestionável referência nacional que hoje são.

Por isso, e só por isso, se torna possível a cerimónia de hoje, e também por isso o meu sincero e profundo agradecimento – justo e merecido agradecimento - a todos os que comigo ousaram ‘combater o bom combate’ e, sem desfalecimentos, acreditaram na vitória dos nossos propósitos, arrostando, contra ventos e marés (como soi dizer-se), desafiando, temerários, os mostrengos que povoam e assustam a imaginação dos medíocres e dos que nada fazem.

Para terminar, ainda e sempre com Pessoa, quero-vos dizer, olhos nos olhos, que neste grandioso projecto sempre senti que no meu gesto existiu o vosso gesto e na minha voz a vossa voz.

Bem-hajam!















(dirª) Ministro da Administração Interna, dr. Rui Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, dr. Fernando Ruas, e Secretária de Estado, no largo do Quartel dos BVV.

O ministro da Administração Interna, dr. Rui Pereira, no uso da palavra



O Presidente da Direcção dos BVV, dr. Paulo Correia, no uso da palavra


Pormenor da Mesa de Honra na cerimónia do lançamento da 1ª Pedra da construção do Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Viseu


Salva de prata oferecida pelos BVV ao Ministro



O Dr. Fernando Ruas no uso da palavra


D. Ilídio Leandro, Bispo da Diocese de Viseu


Assinatura do Livro de Honra e de Memória Futura




(fotos: herculano da costa)



A fechar:

Antes do meio-dia, o Ministro da Administração Interna participou também na sessão solene das comemorações do 133.º Aniversário do Dia do Comando Distrital da PSP de Viseu.



1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao Dr. Paulo Correia por tudo o que fez pelos BVV. Parabéns também a todos quantos, de boa-fé, se uniram a ele para concretizar este sonho que é o Novo Quartel.

O Ciclo foi encerrado, tal como começou, com as palavras de Fernando Pessoa, ficando para todos o exemplo de que o Homem não se mede pelo seu tamanho, mas sim pela sua capacidade de sonhar, e pela vontade de fazer.

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"
"Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura"


(Quando alguém é 'talhado' para a escrita, todas as suas palavras se tornarão imortais!
Quando alguém é destinado a obras grandiosas, o seu nome perdurará na história)