segunda-feira, dezembro 14, 2009

haendel

Dia 11 de Dezembro, pelas 21h,interpretado pela Orquestra Clássica do Centro


Concerto de Natal

”Messias” de G. F. Haendel,

na Casa da Ínsua

No próximo dia 11 de Dezembro, pelas 21.00 horas, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em parceria com a Visabeira Turismo, promove, no Salão de Eventos do Hotel de Charme Casa da Ínsua, com entrada livre, o CONCERTO DE NATAL ”MESSIAS” de G. F. Haendel, interpretado pela Orquestra Clássica do Centro.

Com Direcção do Maestro Artur Pinho, o espectáculo consiste na execução de excertos Corais e Solísticos do ”Messias” de Georg Friedrich Haendel, contando com a colaboração do Orfeon Académico de Coimbra e dos solistas Carolina Raposo (soprano), Alexandra Calado (contralto), João Cipriano Martins (tenor) e Job Arantes Tomé (barítono).

O Messias (escrita em 1741), a mais famosa criação do compositor alemão Georg Friedrich Haendel (1685- 1759), está dividida em três partes. A primeira parte centra-se em torno da promessa de Deus para redimir o mundo através da vinda do Messias. A segunda aborda o cumprimento da redenção, através do sacrifício de Cristo, a sua morte e Ressurreição, a rejeição da oferta de Deus pela humanidade e a derrota daqueles que se opõem ao Todo-Poderoso, com alusões ainda ao anúncio do Evangelho pelo mundo. A terceira parte é toda ela um hino de acção de graças pela vitória de Deus sobre a morte, com alusões ao juízo final, e em que Deus é, mais uma vez, reconhecido como o Redentor da Humanidade. A Obra é uma compilação de textos das Sagradas Escrituras, com maior incidência no Antigo Testamento.

A Orquestra Clássica do Centro (OCC) apresentou-se, enquanto Orquestra profissional, pela primeira em Dezembro de 2001.Tem a sua sede no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra. Composta por 32 elementos, tem como maestro titular o Dr. Virgílio Caseiro.

Ao longo dos 9 anos de ininterrupta actividade, foi alargando a sua acção a toda a Região Centro, contado com o contributo solístico e de regência de notáveis figuras do nosso panorama musical. Tem realizado inúmeros concertos com um reportório que se identifica com a sua natureza clássica – interpretando compositores barrocos, clássicos, românticos e contemporâneos, nas vertentes concertistas e sinfónicas, bem como apresentando programas com “Excertos” para voz e coro das obras mais célebres da literatura musical europeia e ainda um extenso repertório da Canção de Coimbra e da Região Centro, com o apoio solístico da Guitarra Portuguesa.

Para além disso, tem vindo a multiplicar a actuação de formações de câmara (trios, quartetos e quintetos, entre outras), disponibilizando assim um leque variado de programas/repertórios, em função das circunstâncias e do local dos eventos.

Na próxima sexta-feira, no magnífico cenário do Salão de Eventos do Hotel de Charme da Casa da Ínsua, rodeado pelas centenárias e exóticas árvores do “jardim inglês”, o CONCERTO DE NATAL, interpretado pela Orquestra Clássica do Centro, vai proporcionar um encontro entre dois monumentos da história: o renascer da “Casa da Ínsua”, ”ex libris” arquitectónico de Penalva do Castelo e das Beiras, erguido no séc. XVIII; o “Messias”, a mais famosa criação musical de G. F. Haendel e uma das mais populares obras corais da literatura e da cultura ocidentais.


Sem comentários: