segunda-feira, julho 21, 2008

novas tendências pedagógicas

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ?




RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18



ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR


ANÁLISE :


A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;


O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;


Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.


O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!


Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.


AVALIAÇÃO:


Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:



A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!


Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.


Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.


Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...


Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".

Sem comentários: