No novíssimo Bar "Oxygen - Caffe", situado no Edifício Viriato, Rua de Stº António, Lote 49-r/chão/centro, em Viseu, duas pintoras expõem as suas obras.
A Joana (1ª foto) e a Graça (2ª foto) decidiram mostrar alguns dos seus trabalhos e decoraram as paredes do "Oxigen", para deleite de todos quantos por ali passam.
Esta ligação dos copos à arte, não sendo original, é sempre bem-vinda. Não é por acaso que os grandes rasgos de espírito estiveram sempre ligados a uma certa alienação mental - recordamos, por exemplo, Andy Warhol.
A Joana e a Graça, nos seus trabalhos, exibem uma grande dose de sobriedade. Percebe-se, em cada traço, em cada pincelada, uma lucidez de espírito muito própria e o produto final são telas agradáveis ao olhar, telas que vale a pena conhecer mais de perto. Que vale a pena tocar e deixar tocar-se por elas.
Se eu quisesse ser mau, que não quero, diria que falta ali recuperar os valores da espontaneidade criativa ou/e que se sente a ausência de alguma coerência evolutiva. Ou, indo mais além, de modo mais ácido, que tudo aquilo não passa de uma paleta tacanha e excessivamente controlada...
...mas, pronto! concedo que na noite da inauguração eu já estava com uns copos valentes e que talvez a miopia provocada pelo excesso etílico tenha desfocado o enfoque.
Vou lá hoje outra vez!... pode ser que mude a minha primeira opinião!... para melhor ou para pior!... on c'est jamais!..., como dizem os 'avecs'.

Sem comentários:
Enviar um comentário