Mostrar mensagens com a etiqueta máquina digital. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta máquina digital. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, dezembro 28, 2011

ensaios

Ana A F Costa
22 anos
Signo Leão
Natural de Sintra
Emp. Laboratório Veterinária
Desejo para 2012: ser modelo profissional



presépio

As primeiras fotos pertencem ao Presépio montado na Capelinha situada no edifício da Câmara Municipal de Mangualde.

A última foto é do Presépio montado no exterior, algures num largo da cidade de Gouveia.

O Presépio de Mangualde é lindíssimo e vale mesmo a pena ser visitado!...










sábado, dezembro 10, 2011

una rossa

Só soube que tinhas uma 'costela'  italiana quando disseste «voglio una rossa». É claro que não disseste a cor, mas presumi que gostasses delas vermelhas, assim de um vermelho tão vivo como a tua boca intensa e a tua intensa vontade de viver.

(... que raio! porque não ensinam italiano na escola, em vez de francês e inglês?!...)

Queria tanto dizer-te que as rosas têm espinhos e que nos fazem lembrar o Amor porque esses espinhos simbolizam todas as dificuldades que temos de ultrapassar para atingir o estado de plenitude em que duas Almas se transformam numa só...!

Em vez disso só me saíam parvoíces sem sentido e tu rias-te e repetias «te voglio bene» no fim de cada frase incompreensível para mim.

Hoje de manhã, acordei a pensar que a linguagem do Amor é mesmo universal e que não existem barreiras, nem linguísticas nem outras, que impeçam duas pessoas de se amar, sempre que  amar é tudo o que querem.

Afinal, quando as dificuldades são mais que muitas no meio de duas pessoas que se amam, o problema não está nas dificuldades: o amor é que não é suficientemente forte para as ultrapassar.


quarta-feira, dezembro 07, 2011

madalena

Há uns dias que ando a ler umas coisas de Friedrich Hebbel (1813-1863) e Ludwig Thoma (1867-1921, sobretudo as partes que incidem no drama de Maria Madalena, aquela mulher que nos tempos de Cristo passou, num ápice, de mulher-puta a mulher-santa (afinal, não serão todas as putas de todos os tempos umas santas?!


Perfeitamente desconhecida, Madalena (Magdalena, por ser de Magdala) aparece-nos pela primeira vez nos Evangelhos quando é colocada frente a Jesus Cristo, no famoso Monte das Oliveiras, para que ele sancione o castigo adequado ao crime cometido (João 8).


O crime era o «comércio do sexo» e o castigo era a lapidação.


Pouco depois é a mesma Madalena, mas já «arrependida», que chora prostrada junto do seu Senhor e lhe lava os pés com as próprias lágrimas e os enxuga com os próprios cabelos, numa tocante demonstração de amor puro e inigualável.


Não sei... Às vezes ponho-me a pensar o que teria sido da minha vida se uma Madalena qualquer, num dia qualquer, me tivesse assim lavado os pés com as lágrimas e enxugado com os cabelos...!


Em todos os tempos houveram mulheres que nas alturas próprias souberam ser grandes e tornar grandes os seus Homens. O Rei Salomão, quando perdido e afastado da face de Deus, só voltou a encontrar a sua identidade depois da Esposa ter achado na barriga de um peixe o anel que estava perdido e que simbolizava a sua força, a sua aliança com Deus.


Não sei mesmo...! Ou Cristo ou Salomão ou até aquele Rei Visigodo acho que do século XI, de imenso poder e riqueza, acho que poderia ser qualquer um se tivesse aparecido uma Madalena a lavar-me os pés com lágrimas e a enxugá-los com os cabelos.


As Madalenas de hoje ou estão nas montras das pastelarias ou são balconistas no Palácio do Gelo, não têm tempo para confabulações e mesmo antes da «estória» acabar já foram embora e nem a cama fizeram. 


Por essas e por outras, sei muito mais de madalenas-putas que de Madalenas-arrependidas, e, também por isso, nunca serei nem Cristo nem Salomão nem Rei Visigodo...








quarta-feira, março 23, 2011

fertilidade

Grávida e feliz.


A gravidez é um dom de Deus.


Eu nunca estive grávido...


... a não ser, talvez, de esperança...!





quinta-feira, fevereiro 24, 2011

lembras-te?

Escreveste-me um dia um post-it amarelinho a dizer que «tu só me queres bem e eu faço-te mal», quando, na realidade, eu fazia-te mal e tu querias-me bem...

A vida, por vezes, é assim: tem danças e contradanças e por muito que saibamos abanar a carola ela troca-nos as voltas quando menos esperamos, pisa-nos dolorosamente o dedo grande do pé, dá-nos pontapés no posterior até às lágrimas e faz com que um gajo abandone o salão.

Lembras-te no dia em que comprámos aquela vela vermelhinha com cheiro a morangos? eu fiz-te mal e tu quiseste-me bem durante toda a noite e até o Sol atravessar as lâminas entreabertas do estore avariado e beijar suavemente o teu corpo suado e torturado...!

(... é só para saberes que eu não me esqueço!)


quarta-feira, dezembro 22, 2010

preta

Preta.
Linda como os amores.
Prenda de Natal a cheirar a mel e rosmaninho.
Oh! Oh! Oh!



segunda-feira, novembro 01, 2010

juju




(...)

9 Arrebataste-me o coração, minha irmã e minha noiva, arrebataste-me o coração com um só de teus olhares, com uma só jóia de teu colar.

10 Como são ternos teus carinhos, minha irmã e minha noiva! Tuas carícias são mais deliciosas que o vinho; teus perfumes, mais aromáticos que todos os bálsamos.

11 Teus lábios, minha noiva, destilam néctar; em tua língua há mel e leite. Tuas vestes têm a fragrância do Líbano.

(in Bíblia Sagrada, Cântico dos Cânticos, Rei Salomão)


quarta-feira, outubro 13, 2010

amigas




Tantas e tantas vezes, na vida das pessoas, as bocas não precisam de falar para se fazerem entender...

E mais: existem momentos em que, nada havendo para dizer, há bocas que não se calam e choram mais tarde o arrependimento da sua insensatez e leviandade.

O silêncio é muito bonito e pode ser bem mais eloquente - até «ensurdecedor» - do que um falar que nada diz e nada acrescenta...!



quinta-feira, setembro 30, 2010

olhares







«Quem tem dois corações
me faça presente de um
que eu já fui dono de dois
e já não tenho nenhum»
(...)

Fernando Pessoa


(só para os tótós: clique sempre sobre as imagens para as visionar melhor)